25 de setembro de 2012

Circolo Italiano di Taubaté oferece curso de italiano no Museu da Imigração

A sede da associação de caráter sócio-cultural encontra-se em Quiririm no sobrado onde viveu a família Indiani.
O Circolo Italiano di Taubaté com sede no Museu da Imigração Italiana em Quiririm está com vagas abertas para o curso de italiano. As aulas serão ministradas pelo professor Osvaldo Rubino e acontece toda quarta-feira 18h30 às 20h30 no Museu. O método de ensino são filmes, música, culinária, entre outros recursos que estimulam o aluno a aprender o idioma com mais facilidade. 
O material didático utilizado (livro In Italiano) segue a linha que o Consulado da Itália  possui,  para que,  quando o aluno quiser  obter  certificados de proficiência da língua italiana  emitidos pelo Consulado, este aluno  poderá fazer o exame/ teste com toda a preparação adequada e reconhecida pelo governo italiano. O curso é destinado à comunidade e tem vagas limitadas. A duração é de um ano e meio a dois anos (dependendo do rendimento da turma).

Investimento:
R$ 70,00 matrícula para associados ao Circolo Italiano di Taubaté.
R$ 90,00 matrícula para demais interessados.
Material didático fica por conta do aluno. As vagas são limitadas.

O Circolo Italiano di Taubaté é uma associação de caráter sócio-cultural, sem fins políticos ou lucrativos, que visa a difusão e preservação da cultura e das tradições italianas de Taubaté e região desde 2007. Sua sede encontra-se no Distrito de Quiririm, no Sobrado onde viveu a família Indiani entre 1903 e 1958, atual Museu da Imigração Italiana. O Circolo oferece aulas de italiano, eventos típicos, convênio com agência consular de Taubaté, e está aberto aos cidadãos italianos, descendentes e a todos os brasileiros que apreciam a cultura italiana. Entre em contato conosco e saiba como associar-se.

Alunos do curso no Museu de Imigração Italiana em Quiririm. O curso tem duração de 1 ano e meio a 2 anos

Mais informações: 
Endereço: Av. Líbero Indiane, 550 - Quiririm | SP
Atendimento das 9h às 17h
Fone: (12) 9749-6978/3686-3340
Email: circoloitalianotaubate@gmail.com


Fonte: Circolo Italiano Di Taubaté
Fotos: Divulgação

23 de setembro de 2012

Exposição Goeldi & Dostoiévski

Xilogravura de Oswaldo Goeldi, em Humilhados e ofendidos, obra do escritor Fiódor Dostoiévski.















A CAIXA Cultural apresenta, de 25 de setembro a 18 de novembro, Goeldi e Dostoiévski. Uma exposição que reúne 94 ilustrações de Oswaldo Goeldi produzidas para quatro livros do escritor russo Fiódor Dostoiévski. 
As obras de Goeldi ilustram os livros Humilhados e ofendidos, Memórias do subsolo, O idiota e Recordações da casa dos mortos, de Dostoiévski, a pedido da editora José Olympio, ente os anos de 1944 e 1953. Nessas ilustrações, Goeldi soube capturar com breves traços, a essência de cada romance, e retratar o cotidiano de cada personagem descrito.
Além das gravuras, a mostra exibirá livros originais e interferências tecnológicas com aplicativos criados especialmente para a exposição. Esses aplicativos poderão ser baixados em celulares e tablets, com informações detalhadas sobre o escritor e o artista.
A exposição contará também com uma criação cenográfica nas paredes da galeria, com interferências do artista plástico muralista JefferZion, que complementará o cenário com sua obra. 
A abertura oficial do evento acontece dia 24 de setembro ás 19:00 horas, com visita-guiada pela curadora Lani Goeldi ás 19:30 horas.

Humilhados e ofendidos, Memórias do subsolo, O idiota e Recordações da casa dos mortos,
 são algumas das obras de Dostoiévski, ilustradas por Oswaldo Goeldi


















Ficha técnica:

Curadoria: Lani Goeldi
Realização: Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi
Produção: Cult Art Comunicação
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal


Serviço:

Exposição Goeldi e Dostoiévski

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, n° 25 - Centro (próximo à estação Carioca do Metrô)
Telefone: (21)3980-3815

Visitação: de 25 de setembro a 18 de novembro de 2012

Horário de visitação:
de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Classificação: Livre
Programa educativo: agendamento.rio@gentearteira.com
Agendamento para o Programa educativo: (21)3980-4898
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa: CAIXA Cultural

Entrada gratuita


Fotos: Divulgação

12 de setembro de 2012

Tintas, música e dança compõem o Hi-Painting de JefferZion

Pela primeira vez JefferZion incorpora a obra de um artista em sua performance. No detalhe a reprodução de a 'Chuva', de Oswaldo Goeldi (1957)  -  Foto: Ivanessa Valladão

Pintar um quadro “ao vivo e a cores” não basta para JefferZion. O Hi-Paiting, criado pelo artista plástico, é um show no qual ele dança enquanto pinta. Sempre executando trabalhos autorais, Jeffer resolveu incorporar pela primeira vez a obra de outro artista. No Hi-Paiting Storm for Goeldi ele reproduz a ‘Chuva’, de Oswaldo Goeldi (1957).
A ideia foi criada com exclusividade para a V Semana de Arte do Vale do Paraíba, realizada em agosto, em Taubaté, onde o artista participou pela segunda vez. “Nestes últimos tempos, estou vivendo essa fase Goeldi de ser, um pouco interiorizado, não tanto obscuro e mais sentimental. Explosivo e melancólico, mas ao mesmo tempo vivaz, vibrante e caloroso”, observa.
Depois de se informar sobre a paixão do famoso ilustrador pela música clássica, JefferZion compôs a performance com um agitado remix de Carmina Burana e Vivaldi. Os passos e os movimentos ensaiados pelo artista na apresentação, como no momento em que ele pega o cavalete que cai, transmitem tudo acontecendo fora da tela e encima do palco.
“Realmente a tempestade aconteceu. Ela passou e devastou tudo o que encontrou pela frente e depois seguiu para a claridade, beleza e tranquilidade do céu depois da chuva. Foi algo muito forte e o que eu queria se realizou. É emocionante ver o resultado do trabalho”, comenta o performático.
Autodidata em desenhos artísticos com ênfase em expressões humanas, Jeffer atua desde 1997 e é o único artista a dançar pintando em performances chamadas de Hi-Painting Show. O artista tem trabalhos executados em grafite sobre papel, em óleo sobre tela e também é responsável pela pintura de decoração de algumas capelas.
“A arte vai além do que se vê. É mais do que a gente sente e passa. O mais importante é trazer ao público o máximo possível de sentimento. Não sou dançarino. Eu vejo, pesquiso e desenvolvo alguns passos que são acrescentados no Hi-Paiting. O foco é sempre pintura”, acrescenta JefferZion.

“Realmente a tempestade aconteceu. Foi algo muito forte e o que eu queria se realizou. É emocionante ver o resultado do trabalho”, diz Jeffer  -  Foto: Ivanessa Valladão
As pinceladas e os movimentos acompanham a melodia durante a envolvente apresentação. O artista  já levou o Hi-Paiting para países como México e Perú - Foto: Ivanessa Valladão


















































Conheça um pouco mais sobre o Artista Plástico em seu site:

Saiba mais sobre a V Semana de Arte do Vale do Paraíba:

Texto: Camilla Taddeo
Fotos: Ivanessa Valladão

3 de setembro de 2012

Esquadrilha da Fumaça dá show em Taubaté

A esquadrilha da Fumaça foi uma das atrações do evento “Portões Abertos” que comemorou os 26 anos da Aviação do Exército.

A caminho do CAvEx - Comando de Aviação do Exército - o congestionamento de carros já dava os primeiros sinais. É realmente surpreendente como a apresentação da Esquadrilha da Fumaça atrai espectadores. “No último evento contabilizamos seis mil pessoas. Neste ano certamente recebemos um público de sete a oito mil pessoas”, diz o Major Sá Torres.
Pudera! O show aéreo é impressionante, a ponto de paralisar os olhos de  quem acompanha as acrobacias das sete aeronaves brincando no céu. Os primeiros instantes são inéditos para uns e emocionantes para todos. O entusiasmo do público que aplaude a cada demonstração é contagiante.
Alguns momentos são intrigantes. A impressão que se tem é de que as aeronaves se chocarão. Mas a precisão dos pilotos e a sincronia das manobras é percebida nos rastros de fumaça branca que se formam no azul do céu. Um verdadeiro espetáculo!
O desenho de um coração anuncia a última sequência de acrobacias. Com uma hora de duração, a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB) fechou a semana comemorativa de aniversário da Aviação do Exército.

As manobras ganham aplausos do público. Na torre, o narrador descreve a apresentação e dá detalhes sobre cada acrobacia aérea.
Na pista de pouso e ao som do “Tema da Vitória”, imortalizado por Ayrton Senna, os pilotos são recebidos como verdadeiros heróis.
“Isso aqui, ô, ô é um pouquinho de Brasil iaiá”. A banda da Aviação do Exército encerra a emocionante tarde de domingo.
É hora de fechar os portões. O fluxo de carros que deixa o CavEx é tão intenso quanto à chegada para a principal atração do evento.
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional.


Local:
Comando de Aviação do Exército - CAvEx.
Estrada Municipal dos Remédios, 2135
Bairro Itaim - Taubaté
Site:http://www.cavex.eb.mil.br/


Texto: Camilla Taddeo
Fotos: Ivanessa Valladão